Tel: (21) 2239-7041 • Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 às 18:00 hrs
Sombra Menu

Síndrome Metabólica pode provocar doenças do coração e diabetes

voltar

Síndrome Metabólica pode provocar doenças do coração e diabetes

21 de agosto de 2018

Para entendermos melhor o que é a Síndrome Metabólica, com a qual Fani Pacheco foi diagnosticada, e as suas consequências se não tratada, batemos um papo com a Dra. Vivian Ellinger, presidente da Seccional Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. “A Síndrome Metabólica (SM) é diagnosticada quando a pessoa tem três ou mais dos seguintes critérios: aumento da circunferência abdominal, diminuição do HDL (que é o colesterol bom), hipertensão arterial, diabetes e aumento dos triglicerídeos”, explica.

As pessoas mais propensas a ter essa síndrome são as sedentárias e com hábitos alimentares nada saudáveis, ou seja, as que comem poucos legumes, verduras e frutas (poucas fibras) e uma grande quantidade de gorduras. Então, é possível evitar o problema para a saúde comendo cinco ou mais porções de frutas, legumes e/ou verduras por dia e fazendo 150 minutos ou mais de atividade física por semana.

Infelizmente, as análises do ibge vêm mostrando que o brasileiro está piorando bastante a sua alimentação e aumentando a incidência de obesidade. “Não conheço nenhum estudo de incidência de Síndrome Metabólica, entretanto o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto, que avaliou 15.105 funcionários públicos, entre 35 e 74 anos, observou nesta população que 79% dos participantes tinham pré-diabetes ou diabetes. Estes dados exprimem bem a gravidade do problema de saúde metabólica dos brasileiros”, avalia a médica.

As consequências do não tratamento são sérias. “As pessoas que preenchem o critério de Síndrome Metabólica estão sob maior risco de terem problemas cardíacos e diabetes”, diz.
O tratamento é a mudança de estilo de vida da pessoa. Segundo a Dra. Vivian Ellinger, o ideal é que toda a família mude seus hábitos, já que não existe contraindicação.

Ir ao topo