Tel: (21) 2239-7041 • Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 às 18:00 hrs
Sombra Menu

O Futuro do Seu Filho

voltar

O Futuro do Seu Filho

16 de junho de 2016

Se existe uma coisa, da qual podemos ter certeza, é de que pais se preocupam com o futuro de seus filhos.

Procuram agradar, para vê-los felizes. Busca as melhores escolas, aquelas que vão preparar o filho para um futuro melhor, mas…. está havendo uma lacuna que precisa ser preenchida com urgência, não pode esperar,  trata-se da educação nutricional.

A boa alimentação na infância e adolescência é importantíssima, garantirá um adulto mais saudável, e é capaz de prevenir uma série de doenças. Para citar apenas algumas: os ossos se formam na infância, e uma ingestão adequada de cálcio nesta fase é importante para a formação da massa óssea. Outro exemplo: alguns tipos de câncer podem ser evitados com a ingestão adequada de fibras, ou seja frutas, legumes e verduras. Mais um exemplo, a prevenção de diabetes, hipertensão e doença cardiovascular. A aterosclerose leva muitos anos para se manifestar, mas as primeiras alterações podem ser observadas precocemente, tendo sido visto sinais de aterosclerose em jovens, que aparentemente estavam em perfeita forma física. Eram jovens soldados!

Um outro aspecto de suma importância, é que os hábitos alimentares devem ser adquiridos na infância para que sejam incorporados e levados pela vida afora. Nenhum pai ou mãe questiona se a criança vai tomar banho diariamente ou escovar os dentes depois das refeições, mesmo que muitas vezes ela chore e esperneie. Hoje em dia é inconcebível uma criança que não tenha adquirido estes hábitos básicos de higiene entretanto, mesmo pais zelosos que escolhem os melhores colégios, pagam caro para oferecer uma educação de qualidade, mandam na merenda escolar biscoitos recheados e achocolatado! Aceitam que seus filhos tenham uma alimentação pobre em legumes, verduras e frutas. Deixam as crianças irem para escola sem tomar um bom café da manhã! Simplesmente balançam a cabeça e lamentam. Quando se fala em alimentação, vemos que quem decide, na maioria das famílias é a própria criança.

Vocês já pensaram se fossem deixar que as crianças resolvessem se vão tomar banho ou escovar os dentes? Se deixassem elas decidir se e quando vão para a escola?

Esta na hora de mudar. Aqui vão algumas dicas: Primeiro, não deixe seu filho ir para a escola sem tomar café da manhã. Esta provado que as crianças que fazem desjejum tem um melhor rendimento escolar. Segundo, a merenda tem que ter algum valor nutricional. Crie algumas regras em casa, como por exemplo a necessidade comer fruta, verdura e legume diariamente. Bebidas doces, deverão ser apenas para ocasiões especiais, como festas. Não torne rotineiro o final de semana “liberado”, pois estamos falando de criar hábitos. Não querendo ser repetitiva, mas seu filho deixa de tomar banho ou escovar os dentes nos finais de semana? Estamos falando de saúde! Alimentação saudável, não é castigo! Procure não associar recompensa com bala ou doce e sim por um passeio, um livro ou um brinquedo.

Hoje em dia já esta bem difundida a noção da importância do exercício físico, mas a necessidade de uma alimentação saudável ainda necessita divulgação, e quando vemos a epidemia de obesidade que está chegando ao Brasil, é importante incluir este item no preparo do futuro das crianças e adolescentes.

Ir ao topo