Tel: (21) 2239-7041 • Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 às 18:00 hrs
Sombra Menu

Doenças da Tireoide

voltar

Doenças da Tireoide

A importância de controlar os níveis da glicose

Muita gente chega ao consultório do endocrinologista dizendo: eu tenho tiroide, sem entender ao certo o que é esta glândula e que todos nós temos tiroide. Localizada na região interior do pescoço, esta pequena glândula é muito importante no funcionamento de processos vitais de nosso organismo, como o crescimento e desenvolvimento e em todo o metabolismo.

As doenças da tiroide, sejam as que cursam com alteração de função como as que não alteram o funcionamento, são muito mais comuns em mulheres do que em homens e sua prevalencia aumenta com a idade.

Segundo a Associação Americana de Tiroide, uma em cada oito mulheres desenvolve algum problema de tiroide durante a vida, sendo o mais comum o hipotiroidismo devido a Tiroidite de Hashimoto. Os sintomas clinicos geralmente são inespecíficos, como por exemplo cansaço, sonolencia, constipacão intestinal, aumento da sensibilidade ao frio. Esses sinais e sintomas dependem da severidade da deficiencia hormonal e, em geral, se desenvolvem lentamente, ao longo de vários anos. Muitas pessoas associam obesidade à disfunção tireoideana, entretanto isto é erroneo e o tratamento com hormonio tiroideanonão está associado com a perda de peso.

Outra alteração no funcionamento é o hipertiroidismo, cujos sintomas mais frequentes são nervosismo, taquicardia, aumento da sensibilidade ao calor, tremores finos de extremidades. Não há associação com magreza, diferente do que alguns pensam.

A melhor forma de se avaliar o funcionamento da tiroide é através da dosagem do TSH, que é o hormonio estimulador da tiroide. Entretanto, nem todas as doenças de tiroide cursam com alteração do seu funcionamento e portanto não afetam a produção de hormonios e não podem ser diagnosticadas via exame de sangue. É o caso dos nódulos da tiroide, que devem ser inicialmente avaliados atraves do exame do pescoço.

O exame do pescoço pode ser feito pela propria pessoa em casa. Para realizar o auto exame, você precisa de um espelho com cabo e um copo d’água:

1. Segure o espelho procurando em seu pescoço abaixo do pomo de Adão (gogó). Sua tireoide está localizada nesta área.

2. Focalize esta área com o espelho estendendo a cabeça para trás para facilitar a visualização.

3. Beba um gole d’água.

4. Ao engolir, observe em seu pescoço se existe alguma saliência ou elevação localizada. Repita este teste várias vezes, se necessário.

5. Se notar alguma alteração, procure um endocrinologista para obter orientações.

tireoide

Em suma, as doenças de tireoide são muito comuns, principalmente em mulheres e podem cursar com ou sem alteração de seu funcionamento. Procure se informar com seu medico ou procure um especialista no portal da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Ir ao topo